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Vale a pena ter um Site?

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Vale a pena ter um Site?

Sabemos que ter presença na internet é um requisito básico para qualquer empresa existir. Mas, dentre tantas opções de ferramentas, como saber se vale a pena ter um Site? Primeiro, é necessário entender o propósito do website, sua funcionalidade e importância para a empresa. Abaixo detalhamos alguns aspectos para ajudá-lo a decidir.

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Exemplo de site desenvolvido pela Indiana Brush. Cliente arquiteta Simone Vargas.

O site é um dos melhores cartões de visitas que sua empresa pode ter, pois ele representa uma vitrine virtual que fica exposta 24 horas por dia, e o melhor, à disposição de pessoas que realmente têm interesse em seu produto.

Ter um website é uma escolha que deve ser feita com foco e objetivo, através de um planejamento estratégico que resulte em um retorno real, uma vez que não basta colocar o site no ar para garantir um bom número de visualizações.

Hoje em dia existem várias estratégias de Marketing Digital, que fazem com que seu site ganhe destaque nas Mídias, como por exemplo utilizar recursos de SEO, Redes Sociais, Blogs, Google Adwords e Facebook Ads.

Cada estratégia sempre qualifica seu engajamento na Rede e deixa sua empresa próxima dos clientes em potencial, além de reforçar sua relação com seus clientes ativos.

VAMOS AOS NÚMEROS:

Algumas estatísticas revelam como está o engajamento dos usuários com a Rede de Internet (Fontes IBGE, Dell, E-bit em 2015):

  • 50% dos brasileiros tem acesso à internet: Isso equivale a uma média de 100 milhões de pessoas conectadas.
  • O brasileiro passa em média 5,3 horas por dia na internet: E o computador doméstico foi escolhido o dispositivo preferido para tarefas como assistir filmes, navegar na internet, ver e-mails.
  • Mais de 70% dos consumidores comprou produtos pela internet em 2015: Há um engajamento cada vez maior de usuários utilizando e-commerce no Brasil.
  • E-commerce cresceu 2 dígitos em 2015: O comércio eletrônico movimentou 41,3 bilhões de reais no mesmo ano.
  • 98% dos usuários utilizam ferramentas de busca na internet: O Google lidera a preferência. Pelo menos 93% destas pessoas pesquisam no Google.

DIFERENÇAS ENTRE SITE X LOJA VIRTUAL:

A loja virtual (ou e-commerce), equivale a uma prateleira de produtos onde o cliente pode selecionar quais deseja e finalizar a compra online, efetuando o pagamento e decidindo a forma de entrega. Ela oferece todas as funcionalidade que o cliente teria em uma loja física, porém com a vantagem de fazer isso sem sair de casa.

Já no site institucional,  não existe um propósito imediato de vender um produto, mas sim de apresentá-lo ao cliente, servindo como um escritório virtual, onde poderão ser apresentados os serviços prestados, manter um formulário de contato, galeria de imagens, notícias e novidades. Ou seja, manter um canal de relacionamento aberto entre a empresa e seus clientes, fornecedores e colaboradores.

BLOG OU SITE? QUAL ESCOLHER?

Antes de mais nada, é importante saber a diferença entre os dois, uma vez que cada ferramenta existente na rede cumpre uma função específica.

O Blog é o espaço de compartilhamento de CONTEÚDO, em forma de notícias, fotos, vídeos, etc. É importante para apresentar artigos relacionados com seus produtos, como Dicas (“como decorar a casa”,  “05 ideias para decoração da sala”, etc), fazer tutoriais (“passo a passo para montar um armário”, “montagem de prateleiras”, “como misturar a tinta”, etc). Em outros artigos detalhamos as funções de um blog, mas em linhas gerais podemos dizer que ele serve para interagir com seu cliente através de conteúdos relevantes que gere autoridade para sua empresa.

O Site, por outro lado, apresenta um conteúdo mais encorpado e direcionado diretamente à empresa, como textos institucionais, apresentação da equipe, da estrutura física, da imagem que a empresa quer entregar aos seus clientes.

A importância do site está justamente em poder conquistar o cliente, para que ele posteriormente efetue a compra na loja, seja ela física ou virtual.

Muitas empresas colocam um Blog dentro do website, para poder explorar os recursos mais dinâmicos que não caberiam dentro de uma estrutura mais estática.

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Outro exemplo de site institucional desenvolvido pela Indiana Brush. Cliente Centroftalmo PUCRS.

Como podemos ver, o site cumpre um papel específico na presença digital da empresa, e por isso a decisão em criá-lo deve ser encarada como uma forma de mostrar o seu diferencial, ou seja, quais as qualidades que sua empresa tem que fazem dela a melhor escolha para o cliente. Além disso, com uma estratégica adequada, é possível ter o site como uma vitrine virtual que se mantem sempre aberta a qualquer cliente que esteja pesquisando seu ramo de serviços na internet.

A partir desse entendimento você pode ponderar os aspectos que considera relevante para seu negócio, e decidir se vale ou não a pena produzir um site institucional. Esperamos ter ajudado nessa importante decisão!

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Elisa Bueno – Empreendedora Digital – por Indiana Brush

Fontes:
http://www.avellareduarte.com.br/fases-projetos/conceituacao/demandas-do-publico/pesquisas-de-usuarios-atividades-2/internet-no-brasil-2015-dados-e-fontes.
http://computerworld.com.br/e-commerce-brasileiro-fatura-r-413-bilhoes-em-2015
Sites apresentados:
http://simonevargas.com.br
http://centroftalmo.com.br

Analista de SEO | Empreendedora Digital por Indiana Brush

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