Powered by ZigaForm version 3.9.1.7
Criação de sites em todo Brasil!
Top

Qual é a diferença entre SEO, SEM, SMO, SMM?

seo-sem-smm-smo

Qual é a diferença entre SEO, SEM, SMO, SMM?

Para entender o Marketing Digital, é preciso estar antenado. São tantas siglas que não é incomum trocar os seus significados.

SEO, SEM, SMM e SMO! Opa! Como diferenciar?? E para complicar um pouquinho, essas siglas derivam de palavras em Inglês.

Mas calma, para você entender bem o conceito e as diferenças entre elas, vamos explicar cada uma separadamente:

SEO – Search Engine Optimization:

Na tradução significa “Otimização para o Mecanismo de Busca”.

E o que é um mecanismo de busca?

É o famoso Google! (existem outros, como Yahoo, Bing, etc.)

A otimização são técnicas e táticas especiais usadas para um melhor aproveitamento do seu site no posicionamento do Google. Isso acontece na busca orgânica (gratuita- não paga).

Qual a diferença entre a busca orgânica e os Links patrocinados?

Sempre que realizamos pesquisas no Google, aparecem no topo dos resultados os links patrocinados (geralmente são 03 no topo e 08 em fila no lado direito do monitor).

Os anúncios posicionados logo abaixo deles  são os resultados da busca gratuita (ou busca orgânica), conforme imagem abaixo.

img01

Busca orgânica do Google

E qual é a vantagem do SEO?

Ele traz visitas qualificadas! Com o uso correto das táticas de otimização o Google relaciona ao seu site os clientes que digitaram um termo na pesquisa. E você fica bem posicionado no ranking! Veja mais sobre o trabalho de SEO aqui.

SEM – Search Engine Marketing:

Em português, quer dizer “Marketing para o Mecanismo de Busca”. O SEO é uma estratégia de SEM. Mas não se limita apenas a isso. O SEO, como já vimos, é um conjunto de táticas para melhorar o posicionamento no ranking da busca orgânica. Outra forma de SEM são os chamados Links Patrocinados e a Rede de Display.

Links Patrocinados:

Como já comentamos, os links patrocinados são os resultados que aparecem no topo e em fila do lado direito nos resultados da pesquisa. (conforme imagem abaixo):

São resultados pagos que aparecem para o usuário após a criação de uma campanha. Servem para aumentar as chances de ficar no topo da página de busca, trazendo mais visualizações e vendas para o site! Já na Rede de Display o seu anúncio patrocinado será apresentado em sites e blogs parceiros do Google, ampliando a área de divulgação do seu negócio. Nos dois casos você só paga quando o usuário clicar no anúncio (CPC).

Como criar uma campanha no Google?

Através do Google Adwords. Nesta ferramenta, estruturamos uma ou várias campanhas diferentes. Lembre-se que o custo é por clique (CPC)! Isso mesmo, o valor só é descontado quando o cliente clica em seu anúncio. Veja mais sobre Adwords aqui.

SMO – Social Media Optimization:

Em português, equivale a “Otimização de Mídias Sociais”. Seu principal objetivo é aumentar o número de visitantes (seguidores, curtidores, etc) em qualquer mídia social e, por consequência, trazer mais visitas para o seu site/blog. Por isso, Rohit Bhargava (criador da sigla SMO) afirma que SMO é o SEO das mídias sociais.

As principais estratégias de SMO são:

• Interagir com os usuários das mídias sociais

• Criação de conteúdo relevante (que traga o usuário para o seu site/blog)

• Compartilhamento e promoção deste conteúdo

• Estímulo ao compartilhamento/promoção deste conteúdo pelos usuários

• Ser útil para o usuário (Tirar dúvidas, manter um relacionamento, etc.)

• Aumentar a taxa de leads e conversão

SMM – Social Media Marketing:

Em português, significa “Marketing em Mídias Sociais”. O SMO, apresentado acima, é parte das táticas de um bom projeto de SMM.

Como o próprio nome já diz, o SMM engloba a análise estratégica, a elaboração do projeto e a mensuração dos resultados do marketing utilizado nas redes sociais.

Como você pode ver, todo este trabalho de marketing nas mídias sociais reforça as estratégias usadas no SMO, agregando outras técnicas que visam tornar sua marca conhecida no meio digital, gerando engajamento dos usuários, um bom relacionamento e um aumento de visibilidade na rede.

Achou útil essa informação? Então compartilhe com seus amigos!!

Elisa Bueno – Indiana Brush

Analista de SEO | Empreendedora Digital por Indiana Brush

Seja o primeiro a comentar esse artigo!

Comentar Post

})(jQuery)

ارسال پیامک بلک لیست

تحصیل در هلند